A Endocrinologia e Metabologia é uma área da medicina que tem um campo vasto de atuação pois estuda o funcionamento das diversas glândulas do corpo e o metabolismo de carboidratos (açúcares) e gorduras. Doenças relacionadas a disfunções hormonais e/ou metabólicas devem ser acompanhadas e tratadas pelo médico endocrinologista, tais como:
DIABETES
Doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Sua prevalência vem aumentando ao longo dos anos e está relacionada aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. Se não tratado, pode causar complicações no coração, olhos e rins.
SOBREPESO / OBESIDADE
Doença metabólica crônica que afeta um número elevado de pessoas em todos os países. É fator de risco para diversas outras doenças como hipertensão arterial, gordura no fígado, infertilidade, diabetes ... Uma rotina alimentar saudável e a prática regular de atividade física podem contribuir para a sua prevenção e tratamento.
TIREOIDE
Alterações na produção de seus hormônios como redução (hipotireoidismo) ou excesso (hipertireoidismo) ou surgimento de nódulos são distúrbios que podem acometer essa glândula e provocar sintomas como aumento ou perda de peso, queda de cabelo, pele seca, distúrbios do humor, nervosismo, sonolência ou insônia, assim como câncer.
MENOPAUSA
Seus sintomas podem surgir entre 45 e 55 anos e os mais frequentes são ondas de calor e suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, ressecamento vaginal, irritabilidade e/ou depressão. A menopausa também aumenta o risco de surgimento de doenças cardiovasculares e osteoporose.
COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS
Excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos, alimentares, hábitos de vida ou secundário a outras doenças. Seu tratamento reduzirá o risco de possíveis complicações cardiovasculares como infarto e AVC.
OSTEOPOROSE
Doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, com o desenvolvimento de ossos finos e frágeis, mais sujeitos a fraturas. Medidas como alimentação rica em cálcio, atividade física regular e aporte adequado de vitamina D podem reduzir o risco de desenvolver osteoporose.
SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO
Fadiga, aumento de peso, alteração do ciclo menstrual, infertilidade, acne, excesso de pelos são algumas das queixas relacionadas a esse distúrbio hormonal.
HIPÓSIFE / ADRENAL
São glândulas componentes do sistema endócrino, produtoras de hormônios importantes para o funcionamento do corpo. Suas doenças devem ser avaliadas e acompanhadas pelo médico endocrinologista.